Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

O POLVO DA CULTURA .....









Nos tempos que correm, quando mal nos precatamos damos de caras com polvos com tentáculos tão profusos, que se não tratamos de nos pôr a salvo, levamos com eles no cocuruto e vamos desta para pior …..  
E todos os cuidados são poucos, porque alguns andam por aí, muito bem disfarçadinhos e apresentam-se como se fossem gente de bem !
Quer dizer: gente de bem  …. para eles próprios, para os próprios bolsos e os seus poderios. 
Sim senhor …. Quem diria ???!!!
Já sabíamos que Luís Carlos Pereira Sebastian, Técnico Superior do ex-Instituto Português do Património Arquitetónico foi afeto em 2007 à Direção Regional da Cultura do Norte que neste mesmo ano o nomeou Coordenador do projeto de valorização patrimonial “Vale do Varosa” da responsabilidade da mesma Direção Regional, cuja Diretora é a Paula Araújo da Silva. 
Também já sabíamos que em Agosto de 2012, a Diretora da DRCN Paula Araújo Silva, pelo telefone, despachou Agostinho Ribeiro, que há 20 anos e por concurso público dirigia o Museu de Lamego e nomeou para o seu lugar Luís Sebastian, o Coordenador do projeto de valorização patrimonial “Vale do Varosa”.

O que ficamos agora a saber, é que a 23 de Novembro de 2009 a Direção Regional da Cultura do Norte sob a direção da mesma Paula Araújo Silva contratou a empresa “Histórias com Sentido, Unipessoal L.da “ através do procedimento administrativo de ajuste direto, para efetuar investigação e acompanhamento histórico arqueológico no projeto “ Vale do Varosa”, pelo preço de 74.166,67€.
E …. não é que ficamos também agora a saber, que a proprietária da empresa “Histórias com Sentido, Unipessoal L.da “ é Ana Isabel de Sousa Sampaio e Castro casada com …….. Luís Carlos Pereira Sebastian, exatamente … o então Coordenador do projeto de valorização patrimonial “Vale do Varosa” !!!!!!!!
E esta ?! Digam lá que não temos razão ?!
Assim mesmo …. A Direção Regional de Cultura do Norte adjudicou diretamente, e por isso sem concurso público, e contratou trabalhos de arqueologia para serem escavados no projeto do “Vale do Varosa”, exatamente …… à empresa que pertencia (e pertence) à esposa do seu Coordenador e responsável, também Técnico da DRCN ……. Luís Carlos Pereira Sebastian !!!
E quando pomos os nossos olhinhos sobre a data da escritura pública de constituição da “Histórias com Sentido, Unipessoal L.da “, a empresa da esposa do Luis Carlos Pereira Sebastian, ressalta-nos à menina dos olhos, que a lindinha foi constituída a 23 de Setembro de 2009.
Que o mesmo é dizermos: a esposa fez uma empresa arqueológica, exatamente, 2 meses antes da sua contratação para fazer trabalhos de arqueologia no projeto Vale do Varosa, cujo responsável e coordenador era o riquinho marido …. Luis Sebastian !!! 

Mas, há mais …. tentáculos …… nesta cultura !
No ano de 2010, Elisio Summavielle como Secretário de Estado da Cultura e autor da nomeação de Paula Araújo da Silva como Diretora Regional da Cultura do Norte, adjudicou por ajuste direto, a …... Francisco José Viegas, a conceção e apresentação de 7 DVD´s sobre escritores durienses, integrados no projeto “O Douro nos Caminhos da Literatura”, liderado pela Direção Regional do Norte e da citada Diretora Regional, pelo valor de 136.000€.
Chegado ao governo do PSD/CDS, Francisco José Viegas como Secretário de Estado, reconduziu no seu cargo …….. Paula Araújo da Silva (uma das 2 únicas reconduções que efetuou, já que todos os restantes diretores regionais foram substituídos) e criou um novo organismo, a Direção Geral do Património Cultural onde pôs como diretor-geral, nada mais, nada menos que …. Elisio Summvielle. 
 
Há coincidências coincidais ….
Há um bloco central que se substitui e que se sucede entre si, nas rotações do poder …
Há até uns irmãos que se chamam maçons e que oferecem aventais uns aos outros … 
Mas com todos eles e quando em tudo isto, se enroscam os tentáculos comercias dos negócios, quando se usa o poder para encher os próprios bolsos à custa dos euros dos nossos impostos … é polvo !!! 
Elisio Summvielle, Paula Araújo da Silva, Luis Sebastian e o já demitido Francisco José Viegas, podem ser coincidências coincidais, um bloco central que se substitui e se sucede entre si ou até ter amigos que usam aventais, mas quando olhamos para os negócios que assinaram no seu pseudo exercício da cultura, interligam-se e transformam-se em polvos cujos tentáculos nos atingem pelo que sugam dos nossos impostos e da austeridade que gente como esta nos obriga a suportar !!!
 

 

O CASPER acha que o José Francisco Viegas quando se demitiu de Secretário de Estado da Cultura bem poderia ter levado com ele os amigos Elisio Summvielle, Paula Araújo da Silva e Luis Sebastian … e irem todos fazer negócios culturais para as profundezas mais profundas das águas onde moram os polvos!  

Sem comentários: